ATIVIDADE FÍSICA: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

Olá, pessoal!!

O Rio de Janeiro está sediando os 31º Jogos Olímpicos de Verão de 2016, entre os dias 5 e 21 de agosto. Duzentos e seis países, além de um grupo especial formado por atletas refugiados, competirão em mais de 306 eventos para cobiçar a medalha de ouro e ser consagrado como o melhor do mundo em suas modalidades.

As Olimpíadas são inspiradas nos jogos que ocorriam em Olímpia, Grécia, do século VIII a.C. ao século IV d.C. O Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1984 e, desde então, este evento ocorre a cada quatro anos.

No post de hoje e nos próximos iremos abordar rapidamente a história da atividade física, os benefícios de se realizar atividade física, a diferença entre o treino de um amador do profissional e a polêmica de que exercícios físicos não emagrecem.

Mas, afinal, desde quando o ser humano realiza a atividade física? Não vamos considerar o homem primitivo que precisava lutar ou correr para sobreviver ou a necessidade de treino para entrar em guerra na Roma e Grécia antigas. Hipócrates, há 2000 anos, postula os benefícios de se movimentar para a saúde, porém o uso de academias com exercícios ordenados, com objetivos específicos e massificado, ocorreu na Europa (Polônia, França e Rússia) em meados de 1850-1870.

A aristocracia participava com entusiasmo, sem outra finalidade senão de aumentar a aptidão física , mas era caro e restringia o acesso da população. Até que um guru e fisiculturista, Bernarr Macfadden, nos Estados Unidos, desenvolveu a Physical Culture, revista de 1899 (fig 1), em que cultuava o corpo e hábitos saudáveis. O movimento ganhou adeptos que, após a Segunda Guerra Mundial, estourou por todos os Estados Unidos e hoje existem diversas opções de locais de treino, além de modalidade diferentes.

fig 1. revista physical culture

Fig 1. Capa de uma revista do Physical Culture

No próximo post iremos falar um pouco sobre os benefícios e malefícios da atividade física.

Fico por aqui e até o próximo post.

https://www.facebook.com/gengibrecomcanela

Instagram:@gengibrecomcanela

 Twitter:@gengibrecanela


índice
por Graziela Kajita, em 18/08/2016
Anúncios

Deixe uma resposta