ATIVIDADE FÍSICA:BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS

Olá, pessoal!!

No post de hoje abordaremos o que faz a atividade física tão espetacular e quais as consequências se feita sem acompanhamento médico ou de forma desordenada.

A atividade física traz benefícios para todas as pessoas, em todas as idades, todas as etnias e ambos os sexos. Auxilia na manutenção de um peso saudável, facilita desempenho de tarefas do cotidiano e está relacionada a menor risco de depressão e de diminuição de função cognitiva em idade avançada. Em crianças e adolescentes auxilia a ter menos depressão do que aqueles que não a praticam. É comprovada a diminuição de doenças coronarianas, surgimento de diabetes mellitus tipo II e até câncer.

O maior ganho está em aumentar a função cardiopulmonar. Se o coração bater melhor e os pulmões receberem melhor o ar, o corpo todo se beneficia de maior perfusão capilar e melhor oferta de oxigênio.

Existem diversas formas de atividade física, categorizadas em aeróbica (aquelas que movimentam grandes grupos musculares, como corrida, natação, ciclismo, etc), fortalecimento muscular (os movimentos que aumentam a força e a potência muscular, i.e., levantamento de peso), fortalecimento da estrutura óssea (os que promovem impacto controlado para haver formação óssea, i.e., pular corda) e alongamento.

Raramente, porém, traz o advento de doença cardíaca decorrente da atividade física. Arritmias, parada cardíaca e ataque cardíaco são condições que ocorrem quando o indivíduo está predisposto a desencadeá-los. Por isso o acompanhamento médico é fundamental para estabelecer até quanto o coração pode aguentar. O clínico poderá discutir quais as modalidades que podem ser feitas na presença de doenças crônicas.

Em indivíduos considerados saudáveis e sem história pregressa de advento cardíacos, se a prática de atividade física provocar dores no peito, sensação de tontura e falta de ar, é necessário buscar auxílio médico, pois ela pode ter desencadeado alguma doença cardíaca.
Sempre busque orientações de um clínico para prevenir episódios desagradáveis de saúde.

Fico por aqui e até o próximo post.

https://www.facebook.com/gengibrecomcanela

Instagram:@gengibrecomcanela

 Twitter:@gengibrecanela


índice
por Graziela Kajita, em 25/08/2016
Anúncios

Deixe uma resposta