ATIVIDADE FÍSICA: TREINAMENTO AMADOR X PROFISSIONAL

Olá, pessoal!!

As primeiras medalhas que o Brasil levou nas Olimpíadas do Rio 2016  foram de graduados das Forças Armadas. A atleta Rafaela Silva (fig. 1), que ganhou ouro em sua categoria de judô (peso até 57 kg), é 3º sargento da Marinha. A medalha de prata foi para o 3º sargento do Exército Felipe Wu na categoria tiro esportivo. As medalhas de bronze também foram de terceiros sargentos da Marinha. Mas, afinal, esses atletas são considerados profissionais ou amadores? Amadores! O que?! A polêmica está na definição de atleta profissional e amador.

No dia de hoje é muito comum o indivíduo realizar exercícios físicos sem estar correlacionado diretamente à linha de trabalho que exerce. A esse indivíduo consideramos como amador, pois, por definição, não é pago para se exercitar e realiza pelos propósitos de se beneficiar da atividade física (seja por lhe dar prazer ou para os benefícios da saúde) . Já o profissional vive do esporte que pratica e, portanto, recebe auxílio financeiro (sim, salário) para se exercitar. Isso não impede que o profissional esteja se beneficiando da atividade física também!

Conforme o Ministério da Defesa, dos 465 atletas brasileiros, 30% são militares . Mas esses profissionais são, antes de atletas, militares. Houve na história das Olimpíadas medalhistas que eram também classificados como amadores. A decatleta laureada com ouro nas Olimpíadas de Montreal de 1976, Caitlyn (Bruce) Jenner, trabalhava em seguradora quando não estava ocupada treinando.

Talvez, como condição humana, busquemos esses exemplos como inspiração, por serem considerados pessoas normais que realizaram feitos extraordinários. Talvez nosso conceito de atleta modelo, aquele que inspira as crianças a praticarem alguma modalidade esportiva, precisa partir de dentro de casa com pessoas consideradas comuns.

fig 1 blog 4 parte 3 rafaela silva
Fig 1 – Rafaela Silva

Fico por aqui e até o próximo post.

https://www.facebook.com/gengibrecomcanela

Instagram:@gengibrecomcanela

 Twitter:@gengibrecanela


índice
por Graziela Kajita, em 01/09/2016
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s