DIFERENÇAS ENTRE BRASIL X FRANÇA

Bonjour, pessoal!!

Mudar para um outro país vai além do que aprender só uma língua. É aprender novas culturas, ter uma nova visão das coisas, valorizar mais o seu país em determinados assuntos e principalmente se permitir mudar de opinião sobre assuntos que talvez você até já tinha uma opinião formada.

Já estou um pouquinho mais de dois anos mergulhada em uma cultura que, todos os dias, me mostra que tenho muito… mas muito mesmo o que aprender.

Semana passada na faculdade, uma professora me perguntou quais foram as principais diferenças que eu encontrei entre a França e o Brasil.  E depois dessa conversar resolvi fazer um post aqui no blog e compartilhar com vocês também.

Existem várias diferenças, mas vou falar de algumas que mais me chamaram a minha atenção:

  • Silêncio

As ruas no geral são silenciosas, você entra em um restaurante as pessoas têm o costume de falar mais baixo. E o melhor de tudo: não tem nenhum sem noção com aquelas caixas de som tocando músicas altíssimas… o que é extremamente irritante! E nem aquelas motos com aqueles escapamentos chatíssimos para os ouvidos.

  • Banheiros

Por exemplo, se o banheiro masculino está fechado por algum motivo os homens podem utilizar o banheiro feminino (e vice-versa) sem nenhum problema. No começo achava muito estranho, mas hoje me acostumei as vezes sair do banheiro e dar de cara com um homem lá dentro.

  • Domingos

Na grande maioria das cidades francesas o domingo é o dia para descansar, aproveitar o momento em família. Então, nesse dia, não tem muita coisa para se fazer. Na cidade onde moro, por exemplo, só ficam duas lojas abertas aos domingos… o resto é tudo fechado.

  • Alimentação

A comida do francês (no geral) se resume em uma carne, salada e batata, muita baguete e pizza. É gostoso, mais um feijão não seria nada mal, né?! 😀

  • Burocracia

Eu achava que resolver alguns assuntos no Brasil era enrolado, mas aqui tem quer ter muita paciência, pois as pessoas parecem não curtir muito e-mail. Logo temos que usar  muito o serviço do correio e qualquer probleminha temos que marcar um horário para resolver. Esse sistema  tem suas vantagens e desvantagens.

  • Banco

Esse é o melhor de todos: não tem aquele detector de metal que só funciona com gente que leva chave ou moedas na carteira e nem aquelas filas enormes para resolver qualquer coisa na sua conta. Volto ao assunto que eu falei sobre burocracia: essa é uma vantagem de ter que marcar horário para tudo, mas a desvantagem é que às vezes tem que esperar para resolver algo pequeno e urgente.

  • Economia de guardanapo e ketchup

Pensa em algo que me irrita até hoje: é essa mania de economizar guardanapo e ketchup. As pessoas dão contadinho, eu sempre tenho que pedir mais, pois não curto essa ideia de comer o lanche sem guardanapo (o que é normal aqui).

Eu sou apaixonada por essa modalidade de transporte, é rápido, fácil e seguro. Melhor que avião, pois você não tem toda aquela chatice de despachar mala e ele vai para outros países. A desvantagem muitas vezes é o preço.

Já falei várias vezes aqui no blog, o sistema de transporte público aqui funciona muito bem, os ônibus chegam no horário. As vezes atrasam alguns minutos no horário de pico por estar lotado, mais nada comparado com São Paulo.

  • Estacionamento

No geral são pequenos e as pessoas por aqui não têm muita preocupação com o amiguinho que vai estacionar do lado dela. Muitos estacionam pegando duas vagas, outros quase fecham você, e adoram criar vagas onde não existe, atrapalhando o resto das pessoas de passar.

Para mais dicas acessem:

Fico por aqui e até o próximo post.
Beijos

Instagram:@gengibrecomcanela

 Twitter:@gengibrecanela

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Mateus 5-8

Faça suas reservas pelo Booking clicando no link abaixo! Nós receberemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso, e estará ajudando a manter o blog!



Booking.com

Pensando em alugar um carro? Reserve pela Rent Cars clicando no link abaixo. A Rent Cars pesquisa os melhores preços nas melhores operadoras. Alugando por aqui nós recebemos uma comissão e você não paga nada a mais por isso, além de ajudar a manter o blog.



IMG_0769

por Vanessa Ribeiro em 02/10/2017

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta