VALE A PENA COMPRAR ELETRÔNICOS NA FRANÇA?!

Olá pessoal

Todos sabemos que os Estados Unidos são o paraíso das compras, principalmente para quem gosta de comprar eletrônicos. Aqui na França as coisas não são tão diferentes assim… a grande maioria dos eletrônicos têm preços muito inferiores ao Brasil, mas alguns cuidados adicionais devem ser levados em consideração.

Quando compramos produtos eletrônicos nos Estados Unidos, nossa única preocupação (pelo menos para a maioria das pessoas) é a alfândega hehehe, além de se preocupar em ter também o adaptador da tomada. A tensão elétrico nos EUA é de 120V e 60Hz, e os conectores são do tipo A e B. Estes conectores foram criados pela NEMA (The Association of Electrical Equipment and Medical Imaging Manufacturers) e são compostos por 2 pinos achatados e paralelos (plugue tipo A), com um terceiro pino redondo abaixo das duas abas para o terra (plugue tipo B).

plug_a

Conector tipo A

plug_b

Conector tipo B

O Brasil possui tensão de 127V ou 220V, dependendo do local, e 60Hz, e os conectores podem ser do tipo A, B, C, I ou N. O novo padrão, que se tornou obrigatório desde 2011 é o tipo N, composto de 3 pinos redondos e formato sextavado. O conector do tipo C era o mais comum antes da adoção deste novo padrão, e é composto por 2 pinos redondos. O conector tipo I é mais difícil de ser encontrado e normalmente era utilizado em tomadas de ar condicionado.

plug_a

Conector tipo C

plug_b

Conector tipo I

plug_a

Conector tipo N

Como dito anteriormente, basicamente a única preocupação é o adaptador da tomada e, para os que moram em região que trabalhe com 220V, é o transformador de tensão, pois os equipamentos ditos 110V funcionam tanto em 120V como em 127V.

Pois bem… na França, além do conector (aqui o conector utilizado é o tipo E, que é composto por 2 pinos redondos e um furo redondo para o terra) precisamos nos atentar para 2 itens: a tensão e a frequência.

plug_a

Conector tipo E

Já é praxe nos preocuparmos com a tensão dos equipamentos, tendo em vista que no Brasil trabalhamos tanto com 127V como com 220V… e esquecer isso e inverter pode ser desastroso… A tensão na França é 230V, logo, quem mora em região de 220V não precisa se preocupar com isso.

Uma atenção que deve ser dada por quem quer utilizar produtos comprados na França no Brasil é a frequência elétrica. Não conheço quase ninguém que se preocupe com a frequência dos equipamentos eletrônicos: a maioria só se preocupa com a tensão. Trocando em miúdos, a frequência da rede elétrica representa a “velocidade” com que os picos positivos e negativos se alternam ao longo do tempo (daí o nome corrente alternada).

corrente_alternada

Corrente alternada

Mas o que isso significa na prática? Para equipamentos eletrônicos de baixa potência, na grande maioria dos casos, isso não significa nada, pois eles conseguem trabalhar tanto a 50Hz como a 60Hz (e, na maioria das vezes, funcionam tanto em 110V como em 220V). Já quando falamos em equipamentos que trabalham com potências mais elevadas(como caixas de som) ou equipamentos que utilizam motor (como um liquidificador, por exemplo), a tensão é crucial. Colocar um equipamento que trabalha a 50Hz em uma tomada 60Hz ou o contrário não necessariamente irá queimá-lo: as vezes ele até funciona… mas a longo prazo isso é prejudicial (isso se ele funcionar corretamente desde o início).

A grande maioria dos equipamentos que trabalham com corrente alternada utilizam a frequência da rede elétrica para sincronizar e regular seu funcionamento. Um motor, por exemplo, utiliza a frequência da rede para controlar a velocidade de giro de suas bobinas… e ligá-lo à uma rede diferente à qual ele foi projetado afeta esse sincronismo. Colocar um motor 50Hz em uma rede 60Hz fará com ele gire mais rápido que o previsto em projeto, podendo danificá-lo.

Antes de comprar seu produto, preste atenção também à frequência dele. Na grande maioria das vezes isso não irá influenciar em nada… mas é sempre bom ficar atento para não acabar comprando algo que não poderá utilizar no Brasil (e acabar jogando dinheiro fora). No caso dos eletrônicos (os queridinhos dos viajantes), por volta de 95% deles funcionarão sem problemas, mas é sempre bom ficar atento!

Mas daí não compensa comprar nos EUA porque são menos coisas para se preocupar, já que os preços são parecidos?
Bom… isso vai de cada um. Produtos comprados nos EUA sempre precisarão de adaptador na tomada… o padrão de tomada utilizado na França permite que alguns conectores possam ser plugados no padrão brasileiro sem a necessidade de adaptador (ok… isso é preciosismo…. mas um adaptador também não é barato). Os preços dos eletrônicos na França são semelhantes ao preço nos EUA… porém aqui a atenção deve ser redobrada, por causa da frequência. Outra coisa: não sei vocês, mas quando viajamos para outros lugares, mesmo que o objetivo seja fazer compras, a gente sempre aproveita para conhecer o local… pelo menos será um lugar diferente para visitar, uma cultura diferente para conhecer… enfim… poder sair do “mais do mesmo”.

Espero que o post não tenha ficado cansativo… tentei escrever sem utilizar muitos termos técnicos de forma a deixá-lo o mais compreensível possível, já que isso (a frequência da rede elétrica) muitas vezes é ignorado, mas ao mesmo tempo é muito importante para quem gosta de utilizar produtos comprados em outros países…

Para mais dicas acessem:

Fico por aqui e até o próximo post.
Beijos

Facebook: https://www.facebook.com/gengibrecomcanela
Instagram: @gengibrecomcanela
Twitter: @gengibrecomcanela

“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.”
Salmos 27.14

Façam suas reservas pelo Booking.com clicando no link abaixo! Nós receberemos uma comissão e você não paga nada a mais por isso, além de estar ajudando a manter o blog!



Booking.com

Pensando em alugar um carro? Reserve pela Rent Cars clicando no link abaixo. A Rent Cars pesquisa os melhores preços nas melhores operadoras. Alugando por aqui nós receberemos uma comissão e você não paga nada a mais por isso, além de ajudar a manter o blog!


cropped-logo
por Fábio Ribeiro em 12/12/2017

Anúncios

Deixe uma resposta